Sobre

Sobre

O programa PROLER vai apoiar o governo moçambicano nas suas candidaturas. O mecanismo de licitação e licitações permitem que projetos de geração de energia renovável (solar e eólica) sejam lançados de forma transparente, competitiva e sustentável, aliados a um arcabouço técnico, financeiro e jurídico sólido e atraente para o setor privado.

Contexto

O Governo de Moçambique está empenhado em atingir a meta de Energia Sustentável para Todos de Acesso Universal à Energia até 2030. Para atingir esta meta ambiciosa, Moçambique precisa de gerar eletricidade acessível e sustentável, garantindo a diversificação das fontes de energia, especialmente energia verde e renovável. O país deve aproveitar as rápidas reduções de custos relacionadas aos avanços técnicos em tecnologias de energia renovável, como energia eólica e solar.

Neste contexto, o governo moçambicano encomendou à ARENE e à EDM o desenvolvimento de uma estratégia energética sustentável para o país. O objetivo é conseguir uma redução significativa das emissões de CO2 , ao mesmo tempo que suporta o crescimento da procura de eletricidade. O envolvimento dos atores privados é fundamental, dado o número de investimentos a serem realizados.

Objectivos

O programa PROLER tem como objetivos principais:

  • Identificar potenciais locais de projetos e realizar estudos de viabilidade técnica
  • Desenhar uma estrutura de aquisição apropriada com estruturação financeira clara e definitiva e mecanismos de mitigação de risco
  • Preparar documentos de licitação e assessorar a entidade responsável pelo processo de aquisição sobre os projetos selecionados de Energias Renováveis.

RESULTADOS ESPERADOS
Quatro projetos de energia renovável (três solares e um eólico) com capacidade unitária de 30 a 50MW interligados à rede.

Impacto

O desenvolvimento de centrais solares e eólicas a um preço de venda de eletricidade competitivo deve:

  • Diversificar a matriz energética do país,
  • Fornecer uma solução rápida e barata em áreas remotas com déficit de produção;
  • Reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Esta iniciativa enquadra-se na Estratégia Nacional de Energias Renováveis, que visa fortalecer a resiliência de Moçambique às alterações climáticas.